Chapa Laminada à Frio e Chapa Laminada à Quente: Quais as Diferenças e Quando Utilizá-las
Que as chapas de aço são utilizadas em diferentes segmentos todo mundo sabe. Mas, quando falamos em aço laminado, existe um tema que gera muitas dúvidas: quais são as diferenças entre chapa laminada a frio e chapa laminada a quente e quando é recomendado utilizar cada uma delas? Afinal, são dois tipos de processos que conferem vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas na hora de obter as peças.
O que é aço laminado?
Sabemos que o aço é uma liga metálica composta por ferro e carbono. Por esse motivo, as peças fabricadas a partir desse material são resistentes, fáceis de manipular, duráveis e extremamente versáteis. Mas, e o aço laminado, do que se trata?
Basicamente, o aço laminado é um um material que foi submetido a um processo de redução de espessura com o objetivo de melhorar sua qualidade, seu acabamento superficial e suas propriedades mecânicas. E como isso é possível?
A laminação do aço acontece através da colocação do material entre dois cilindros mecânicos que realizam a redução da espessura da peça. E esse processo pode ser realizado “a quente” ou “a frio”. A seguir, entenda melhor as diferenças.
Veja também: Como Armazenar Corretamente suas Chapas de Aço?
O que é chapa laminada a frio?
O aço laminado a frio passa por um processo de conformação que acontece em temperatura ambiente, o que permite a recristalização do material. As chapas de aço laminadas a frio são obtidas a partir de bobinas laminadas a quente que sofreram redução de espessura em um laminador de tiras a frio.
E como são fabricadas em uma temperatura mais baixa, não é necessário se preocupar com a mudança de temperatura e formato do material. Para melhorar as características mecânicas das chapas, são utilizadas tecnologias de recozimento contínuo. Esse tipo de chapa é utilizado, principalmente:
- Na construção civil;
- Em utilidades domésticas;
- Pela indústria automobilística;
- Na fabricação de eletroeletrônicos.
Vale destacar que os produtos laminados a frio podem ser fornecidos sem recozimento, ou seja, em seu estado encruado (bobina “full-hard”).
O que é laminação a quente?
O aço laminado a quente é obtido a partir de um processo de conformação que acontece em uma temperatura acima de 926 graus, o que evita sua recristalização. Sendo assim, as chapas de aço desse tipo podem ser moldadas com mais facilidade.
A bobina de aço carbono fina quente é produzida a partir de placas de aço que foram aquecidas em altas temperaturas em um laminador. Após o lingotamento, as placas de aço são armazenadas e ficam no estoque até o momento de iniciar o processo de laminação no laminador de tiras a quente.
Essas placas de aço são aquecidas em um aquecedor de placas e, após alcançarem a temperatura certa de modo homogêneo, são laminadas até atingirem a espessura e a largura desejada. São ideais para fabricação de peças grandes em projetos estruturais.
O melhor do aço laminado você encontra na Crifér
A Crifér trabalha com o melhor material do mercado para fornecer chapas de aço laminado a frio e a quente com qualidade comprovada. Não importa qual é o seu projeto, nosso catálogo oferece a solução ideal. Entre em contato e saiba mais.