Chapas de Aço para Indústria Automotiva: Quando utilizar?
Hoje em dia, é possível dizer que a indústria automotiva como a conhecemos não existiria sem o aço, liga metálica formada por ferro e carbono.
E neste cenário, a utilização de chapas de aço para indústria automobilística ganha destaque. Isso porque são peças extremamente resistentes e, mais do que isso, versáteis. Sendo assim, podem ser utilizadas em diferentes situações. Confira algumas das indicações de uso.
Por que utilizar chapas de aço na indústria automotiva?
As chapas de aço são resistentes, duráveis, leves, práticas, fáceis de manipular e extremamente versáteis. Por exemplo, é possível encontrar diferentes tipos de chapas de aço, como as chapas de aço carbono, as chapas galvanizadas e as chapas grossas.
Chapa de aço carbono
As chapas de aço carbono são fabricadas a partir do aço, liga metálica composta por ferro gusa e carbono. Sendo assim, é um tipo de chapa metálica que apresenta maior resistência e maleabilidade, facilitando sua manipulação.
Chapa galvanizada
Já a chapa galvanizada é um tipo de chapa de aço carbono que foi submetida a um processo conhecido como galvanização: processo de aplicação de proteção extra utilizando um material mais nobre, como o zinco, evitando a corrosão da peça.
Chapa grossa
Por fim, a chapa grossa é uma estrutura na qual as propriedades de resistência se sobressaem sobre a deformação. São produzidas por laminação convencional nas espessuras de 6,00 a 150,00 mm, em diversas larguras e comprimentos até 18.000 mm.
No setor automotivo, as chapas de aço podem ser utilizadas em diferentes etapas do processo e, consequentemente, em diversas partes dos veículos.
Como as chapas de aço para indústria automotiva são utilizadas?
As chapas de aço talvez sejam as mais visíveis na estrutura de um automóvel. Afinal, podem ser utilizadas na carroceria, em autopeças e nos filtros automotivos, por exemplo.
Carroceria
A carroceria é a estrutura montada sobre o chassi de um veículo automotor. Por essa razão, é imprescindível que seja fabricada a partir de um material de alta qualidade, resistente, maleável e fácil de manipular, como é o caso das chapas de aço.
Autopeças
Eixos, rodas, parafusos, bielas, cilindros, estruturas dos bancos. As possibilidades são muitas, mas na fabricação das autopeças que compõem os veículos, é inegável que a utilização de chapas de aço para indústria automotiva é indispensável.
Filtros automotivos
Os filtros automotivos têm uma função essencial: filtrar as impurezas do ar que será misturado ao combustível pelo sistema de injeção eletrônica. E as chapas de aço do tipo perfuradas, por exemplo, podem ser utilizadas na confecção dos dispositivos.
Dessa forma, empresas e indústrias do setor que atuam na fabricação de automóveis e demais peças e dispositivos devem buscar chapas de aço com qualidade comprovada.
Crifér, sua referência em chapas de aço para indústria automotiva
A Crifér é uma empresa que atua na comercialização de retalhos de chapas de aço e chapas de aço para indústria automotiva. Se você busca um produto com qualidade e segurança comprovadas, entre em contato e conheça nossas opções.