Entenda as Diferenças Entre as Chapas de Aço Galvanizadas

19 de janeiro de 2023

As chapas de aço galvanizadas fazem sucesso porque são um tipo de chapa submetida a um processo conhecido como galvanização. Mas do que se trata a galvanização? Basicamente, galvanizar significa revestir uma chapa de metal com metais ainda mais nobres (zinco). O objetivo? Aumentar a resistência da peça, especialmente contra oxidação e processos corrosivos. E quais as diferenças entre as chapas de aço galvanizadas?

Chapas de aço galvanizadas: conheça os principais tipos

As chapas de aço galvanizado podem ser obtidas a partir de diferentes processos.

Chapa de aço galvanizado GI

O aço é submetido a galvanização por imersão quente (passagem da chapa de aço por um banho de zinco líquido), conferindo alta qualidade superficial, maleabilidade e proteção contra a corrosão. O material obtido a partir desse processo é adequado para a fabricação tanto de peças expostas quanto de peças não expostas.

Chapa de aço galvanizado GA (galvannealed)

Aqui é utilizada a galvanização por imersão a quente em banho de zinco de um substrato sem recozimento. Em seguida, o aço é submetido a um tratamento térmico que provoca difusão do ferro proveniente da chapa de aço e do zinco do revestimento.

O material obtido apresenta cerca de 10% de ferro, tendo maior destaque no setor automotivo em peças expostas e não expostas. É menos maleável em comparação ao revestimento GI.

Chapa de aço galvanizado GL (galvalume)

Chapa de aço galvanizado de uma residência

O revestimento de aço constituído em peso de 55% de alumínio, 43,5% de zinco e 1,5% de silício é chamado comercialmente de galvalume. Suas principais características são: elevada refletividade (que gera maior eficiência térmica) e alta resistência ao calor sem perda de proteção, brilho e coloração.

É ideal para aplicação em ambientes externos e mais agressivos, do ponto de vista de corrosão, incluindo:

  • Telhas;
  • Fachadas;
  • Coberturas;
  • Rufos e Steel framing;
  • Lavadoras;
  • Refrigeradores;
  • Micro-ondas;
  • Silos e galpões para estocagem;
  • Componentes de escapamentos;
  • Sistemas de arrefecimento;
  • Dutos de ar;
  • Painéis elétricos;
  • Gabinetes de computador.

Chapa de aço galvanizado NL (galvanizado com cristais normais)

A chapa NL é obtida pelo processo de galvanização por imersão quente (banho de zinco líquido). Esse revestimento deixa a superfície da chapa com um brilho metálico e aspecto de flores, resultado do livre crescimento de cristais de zinco durante a solidificação.

Sua aplicação é ideal para telhas, calhas, chaminés, churrasqueiras, painéis elétricos e portas corta fogo, por exemplo.

Chapa de aço galvanizado EG (eletrogalvanizado):

Por fim, os aços galvanizados EG são laminados a frio e revestidos com uma camada uniforme de cristais de zinco, que adere a partir do processo de eletrodeposição. São chapas com boa condição de resistência superficial em relação aos galvanizados por imersão quente, por exemplo.

A qualidade do processo de galvanização interfere diretamente na qualidade do produto final. Por esse motivo, chapas de aço galvanizadas devem ser obtidas em fabricantes e fornecedores especializados e confiáveis para evitar problemas e transtornos.

Consulte a Crifér para chapas de aço galvanizadas

Com a Crifér você tem acesso aos principais tipos de chapas de aço galvanizadas a partir de processos extremamente seguros e eficientes. Para mais informações, é muito simples: entre em contato e solicite um orçamento de acordo com a sua necessidade.

Leia mais